Este não tem de ser o meu país 3.

 

 

. . . . . . . . . . . personalidade autoritária espírito fechado . . . . . . . . .

 

Adorno e outros autores construíram, nos anos 50, uma escala F que consistia num questionário com 48 afirmações com o objectivo de avaliar a dimensão fascista da «personalidade autoritária». De acordo com as respostas, as pessoas foram caracterizadas num continuum entre pólos opostos  - tendências fascistas e racistas / tendências democráticas. Os resultados mostraram que os indivíduos com pontuações elevadas na escala F - muito fascistas - tinham tido uma socialização familiar dogmática e repressiva, comparativamente com os indivíduos que obtiveram baixas pontuações na escala F - muito democráticos -  cuja socialização se tinha desenvolvido em ambientes descontraídos, tolerantes e criativos.

 

Uma pesquisa posterior procurou confirmar a teoria de Adorno sobre a «personalidade autoritária» , concluindo que os indivíduos autoritários tendem a simplificar/dicotomizar a forma de encarar a vida. Uma outra tese evidenciou que a hiper-simplificação e a rigidez de estilo de pensamento associadas à «personalidade autoritária» não são apanágio apenas dos fascistas, dos racistas ou dos indivíduos de extrema-direita, encontrando-se igualmente presentes em indivíduos e grupos que se caracterizam por «espírito fechado».

 

«Espírito fechado» é uma forma de raciocínio que se define por uma separação mental entre dois ou mais sistemas de crenças diferentes, de modo a permitir (a) a conciliação de opiniões de outro modo contraditórias, (b) a resistência dessas crenças à mudança, face a nova  informação e (c) o recurso ao argumento de autoridade para justificar a correcção das crenças ameaçadas.

 

Corpo do texto adaptado de post in PIMENTA NEGRA @ 11.7.05

 

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . e Cavaco Silva?

. . . . . . .  tem um espírito fechado?

 

sim

não 

 

Justifique a sua resposta : _______________________________________________________________________________________________________

Vera Santana às 12:43 | link do post | comentar